LADSensors elected Startup of the Month

We are very proud to be elected Startup of the Month by Startup Sintra!ūüĆ≤ūüĆ≤ūüĆ≤

Start-up do mês: LADSensors

Convidámos a StartUp Sintra a eleger a start-up deste mês. A eleita foi a LADSensors que está a desenvolver um sistema de deteção e gestão de incêndios florestais, utilizando sensores patenteados juntamente com algoritmos de inteligência artificial. São muitas as start-ups que apresentam ideias para tornar o mundo um lugar mais ecológico.

Ambiente do futuro. Quando a tecnologia se junta à agricultura

Tecnologia, Inteligência Artificial e ambiente estão mais ligados do que se pensa. E na Web Summit as conferências do palco Planet: Tech mostraram que já há muito a ser feito para melhorar o planeta

 

S√£o muitas as startups que apresentam ideias para tornar o mundo um lugar mais ecol√≥gico, mas a LadSensors, uma startup portuguesa, chamou a aten√ß√£o quer do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, quer de Assun√ß√£o Cristas, l√≠der do CDS. Jo√£o Ladeira e Andr√© Gl√≥ria apresentam o projeto: ¬ę√Č um sistema de dete√ß√£o de inc√™ndios florestais atrav√©s dos n√≠veis de temperatura, humidade e di√≥xido de carbono (CO2)¬Ľ.

Atrav√©s da coloca√ß√£o de sensores, criados de raiz pelos empreendedores, nas florestas, tanto Jo√£o Ladeira como Andr√© Vieira acreditam que poder√£o passar a identificar pontos de igni√ß√£o e, atrav√©s de notifica√ß√Ķes enviadas diretamente aos bombeiros ou aos elementos da Autoridade Nacional da Prote√ß√£o Civil (ANPC), alertar as autoridades para o inc√™ndio antes de este ganhar grandes propor√ß√Ķes. Os aparelhos s√£o colocados no topo das √°rvores – ¬ęse estiver muito baixo temos de estar muito pr√≥ximos do inc√™ndio para o detetar¬Ľ – e t√™m um raio de dete√ß√£o de cerca de 500 metros.

¬ęJ√° falamos com os bombeiros e eles est√£o muito contentes¬Ľ, explica Andr√© Gl√≥ria. E √© com a ajuda dos bombeiros que v√£o come√ßar a fazer os testes ao material: ¬ęVamos fazer uma queimada com sensores a v√°rias dist√Ęncias¬Ľ, acrescenta referindo que tal ainda n√£o foi poss√≠vel devido √† proibi√ß√£o imposta pelo Estado para fazer queimadas durante a √©poca do ver√£o.

Para al√©m dos sensores, a LadSensors j√° est√° a desenvolver tamb√©m um projeto para colocar um equipamento nos fatos dos bombeiros, com GPS, que permite n√£o s√≥ localizar os operacionais como medir as temperatura e os gases t√≥xicos a que o bombeiro est√° exposto. Desta forma os respons√°veis pela opera√ß√£o poder√£o acompanhar melhor o trabalhado individual de cada bombeiro e evitar ferimentos e complica√ß√Ķes.